janeiro 29, 2014

Taxa de inadimplência cai a 3%, informa o BC


A inadimplência média nas operações de crédito do sistema financeiro recuaram para seu menor nível em dezembro de 2013, recuando para 3%, de acordo com o Banco Central. Esse é o menor patamar da série histórica iniciada em março de 2011

Nas operações com pessoas físicas, o índice de inadimplência recuou de 4,5% em novembro para 4,4% em dezembro, e está 0,7 ponto percentual menor que no encerramento de 2012.

No crédito a pessoas jurídicas, a taxa cedeu a 1,8% depois de chegar 1,9% em novembro. Sobre dezembro de 2012 foi registrada baixa de 0,4 ponto.

Considerando as operações de pessoas físicas com recursos livres, a taxa de inadimplência foi de 6,7%, contra 6,6% em novembro. A queda ao longo do ano foi de 0,8 ponto percentual. Já as empresas mostraram inadimplência de 3,1%, após marcar 3,3% em novembro, cedendo 0,6 ponto percentual em 2013.

No crédito livre, a inadimplência total permaneceu em 4,8% pelo segundo mês seguido e queda de 0,8 ponto no ano. No crédito direcionado, foi verificada queda de 0,1 ponto, para 0,9% em dezembro, e recuo também de 0,1 ponto no ano.

janeiro 24, 2014

Cresce a dívida das famílias, mas inadimplência continua a cair

A parcela de famílias endividadas cresceu no início deste ano e a fatia de renda comprometida com o pagamento desses débitos também aumentou. No entanto, a inadimplência continua a recuar, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).Apesar do aumento do endividamento, a parcela de famílias endividadas que se declara inadimplente caiu para 19,5% em janeiro, percentual menor do que o apurado em dezembro do ano passado (20,8%) e inferior ao de igual mês em 2013 (21,2%).
O levantamento ouviu 18 mil consumidores com dívidas em cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro.
Segundo a pesquisa, 63,4% das famílias consultadas se declararam endividadas em janeiro, percentual acima do de dezembro do ano passado (62,2%) e superior ao de igual mês em 2013 (60,2%). A parcela média da renda comprometida com dívidas também aumentou na comparação anual, passando de 29,4% para 29,8%.
A pesquisa mostrou ainda que 19,8% das famílias afirmaram ter mais da metade de sua renda mensal comprometida com dívidas.

janeiro 16, 2014

Intenção de consumo aumenta 1,1% em janeiro

A Intenção de Consumo das Famílias aumentou 1,1% (131,0 pontos) em janeiro, na comparação com dezembro, e um recuo de 3,0% em relação a janeiro de 2013. A informação é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que atribui o resultado à manutenção da baixa taxa de desemprego e aos ganhos reais.
Na comparação mensal, com exceção do consumo de bens duráveis, todos os componentes da pesquisa apresentaram variações positivas. O componente Emprego atual registrou alta em relação a dezembro (1,1%) e queda de 1,1% na comparação com janeiro de 2013. O componente da Intenção de Consumo relacionado à renda apresentou elevação de 2,6% na comparação mensal e de 0,4% em relação a janeiro de 2013, voltando a registrar variação positiva, após dez meses de queda.
Em 2013, a desaceleração das contratações, o menor crescimento real da massa salarial e uma recuperação mais lenta da atividade comprometeram a confiança em relação ao emprego e à renda. Este ano, a perspectiva de evolução das condições econômicas tendem a aumentar o otimismo em relação ao mercado de trabalho. “Em 2013, registramos uma queda da confiança das famílias em relação ao emprego e à renda. Com melhores condições econômicas, este processo deve ser revertido em 2014”, afirma o economista da CNC, Bruno Fernandes.

janeiro 08, 2014

Metade dos paulistanos pretende comprar bens no 1º. trimestre

O índice de brasileiros que pretendem comprar bens duráveis neste 1º. trimestre é de 49,6%. O índice é 2,8 pontos percentuais superior ao do último trimestre de 2013, segundo a pesquisa do Provar/FIA (Programa de Administração do Varejo, da Fundação Instituto de Administração). Na comparação com o mesmo período do ano passado houve queda de 7,2 pontos percentuais.

De acordo com o Provar/FIA, a maior variação positiva de intenção de compra aconteceu no item viagens e turismo (133%), seguido por automóveis e motos (68,2%) e vestuário e calçados   (21,2%).

O levantamento, realizado com 500 consumidores da cidade de São Paulo, averiguou a intenção de compra e gastos com produtos das categorias de veículos (automóveis e motos), eletroeletrônicos, informática, cama, mesa e banho, cine e foto, móveis, telefonia e celulares, material de construção, linha branca, eletroportáteis e viagem e turismo.


A pesquisa revelou também o aumento do comprometimento de renda e da cautela dos consumidores. As famílias preveem que no 4º. trimestre deste ano terão apenas 7,3% da renda disponíveis para novos gastos.


Inadimplência cai ao menor nível da série histórica

A inadimplência média das operações de crédito no sistema financeiro recuou para 3,1% em novembro e chegou a seu menor nível da série histórica, de acordo com informações do Banco Central.
   Nas operações com pessoas físicas, o índice de inadimplência saiu de 4,6% em outubro para 4,5% em novembro. No crédito a pessoas jurídicas, a taxa cedeu a 1,9%, depois de quatro meses em 2%.
   Considerando as operações de pessoas físicas com recursos livres, a taxa de inadimplência foi de 6,7%, menor desde maio de 2011, ante os 6,8%  de outubro. Já as empresas mostraram inadimplência de 3,3%, após marcar 3,4% por três meses seguidos.
   No crédito livre, a inadimplência total caiu de 5% para 4,8%; no crédito direcionado, foi verificada estabilidade em 1%.