outubro 31, 2013

Inadimplência fica estável em setembro, segundo o BC

A inadimplência média das operações de crédito ficou praticamente estável em setembro, de acordo com dados do Banco Central. A taxa passou de 3,2% para 3,3% na variação mensal.
Levando em conta o crédito com recursos livres, a taxa ficou no mesmo patamar tanto para as famílias (7%) quanto para as empresas (3,4%), de agosto para setembro. O BC considera inadimplência atrasos em pagamentos superiores a 90 dias.

A taxa de inadimplência do crédito com recursos direcionados ficou estável em 0,5% para as empresas e subiu 0,1 ponto percentual para as pessoas físicas (1,9%).


Já a taxa de juros cobrada das famílias subiu 0,7 ponto percentual, de agosto para setembroe a taxa ficou em 37,2% ao ano, no mês passado, para o crédito com recursos livres, de acordo com o Banco Central (BC). Para as empresas, a alta ficou em 0,1 ponto percentual, ao registrar 20,7% ao ano, em setembro. 



outubro 25, 2013

Famílias paulistanas estão mais propensas a consumir

As famílias paulistanas estão mais dispostas a consumir, principalmente as de renda mais baixa, e o principal alvo são os bens duráveis, de acordo com ICF (Índice de Consumo das Famílias), da FecomercioSP. O indicador de setembro mostrou alta de 2,7% em comparação a agosto, com 123,9 pontos. Pelos critérios do levantamento, a pontuação vai de 0 a 200 pontos – abaixo de 100 pontos é considerado como “insatisfação” e acima desse nível é classificado como “satisfação”.

Todos os grupos de produtos tiveram crescimento em setembro na comparação mensal e o maior salto na intenção de consumo foi em bens duráveis, com 5,9%.


Na avaliação por renda, as famílias que ganham até 10 salários mínimos estão mais satisfeitas com sua situação financeira, com índice de 126,9 pontos, uma alta de 4,1% na comparação com agosto. As famílias com renda superior àquela faixa registraram 115,1 pontos, um recuo de 1,4%.

outubro 18, 2013

Taxa de juros no crédito ao consumidor recua em 12 meses

A taxa média de juros cobrada no crédito a pessoas físicas foi de 5,53% em setembro, uma queda em relação aos 5,81% do mesmo mês de 2012. Na comparação mensal, a taxa teve pequena elevação em relação aos 5,51% de agosto, segundo pesquisa realizada pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).
Os juros recuaram no período de 12 meses apesar de a taxa básica Selic ter subido no período, de 7,5% para 9,5% em 2012. Além disso, os juros reais (já descontada a inflação) estão em queda este ano, pois o IPCA em 12 meses era de 5,28% em setembro do ano passado e chegou a 5,86% em 2013, de acordo com o IBGE.
A pesquisa abrange seis tipos de empréstimos para os consumidores: cartão de crédito, cheque especial, crédito direto ao consumidor, financiamentos de automóveis, empréstimos pessoais e taxas praticadas pelo comércio.
Nos juros praticados no comércio, a taxa subiu de 4,11% para 4,14% na comparação mensal, enquanto no cartão de crédito, que tem o juro mais alto do mercado, a taxa permaneceu em 9,37%.

Nas operações com cheque especial, o juro passou de 7,81% para 7,83% e no  crédito direto ao consumidor para financiamento de automóveis, a taxa passou de 1,61% para 1,64%. No empréstimo pessoal dos bancos, o juro subiu de 3,10% para 3,12% e no empréstimo pessoal de financeiras, passou de 7,03% para 7,07%, de acordo com estudo da Anefac.


outubro 09, 2013

Número de famílias com dívidas tem novo recuo em São Paulo

O número de famílias endividadas na cidade de São Paulo voltou a cair em setembro, de acordo com levantamento realizado pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). A pesquisa mostrou que o total de famílias paulistanas com dívidas foi de 1,885 milhão no mês passado, em comparação aos 1,888 milhão de agosto.
"A estabilidade apontada no indicador está relacionada à redução dos índices inflacionários nos meses de julho e agosto, aliviando o orçamento das famílias paulistanas", avaliam os economistas da instituição. Além disso, segundo a FecomercioSP, o aumento da taxa básica de juros Selic diminuiu o ímpeto das famílias de buscar novos financiamentos.
Em setembro, 13,9% das famílias da capital paulista tinham contas em atraso, uma queda na comparação com agosto (17,4%).
O cartão de crédito aparece como principal tipo de dívida , usado por 68,1% das famílias pesquisadas. Em seguida aparecem carnês (20,4%), financiamento de carro (17,8%), crédito pessoal (13,5%), financiamento de casa (10,2%) e cheque especial (7,9%).



outubro 03, 2013

Inadimplência tem menor nível em 2 anos no crédito ao consumidor com recursos livres

A inadimplência média nas operações de crédito para pessoas físicas com recursos livres foi de 7,1% em agosto, menor nível desde junho de 2011, segundo informações do Banco Central. Levando em conta todas as operações desse tipo no sistema financeiro, a inadimplência teve alta de 0,2 ponto percentual na comparação mensal, de 4,8% para 5%.
Quando se computam todos os empréstimos realizados no mês (para empresas e para consumidores, com recursos livres e direcionados) a inadimplência ficou estável em 3,3% na comparação mensal, de acordo com o BC. No crédito livre, a inadimplência total cedeu 0,1 ponto percentual, para 5,1%, enquanto no direcionado registrou-se estabilidade em 1%.
Em agosto, o saldo das operações de crédito do sistema financeiro cresceu 1,3%, somando R$ 2,578 trilhões.

Por sua vez, o diretor de Fiscalização do Banco Central, Anthero Meirelles, disse que não está no horizonte uma deterioração macroeconômica que possa comprometer a dinâmica para o comportamento do endividamento e do comprometimento da renda das famílias.