junho 22, 2012

O que é um planejamento financeiro?


Com certeza, você já deve ter ouvido falar sobre a importância de planejar as suas finanças em noticias, em geral, relacionadas a endividamentos, empréstimos, estudos e outros. Mas o que seria um planejamento financeiro?
De acordo com a Serasa Experian, o planejamento financeiro pessoal significa ordenar a nossa vida financeira de tal maneira que possamos sempre ter reservas para os imprevistos da vida e sistematicamente, vagarosamente, construir um patrimônio (financeiro e imobiliário), que garanta na aposentadoria fontes de renda suficientes para termos uma vida tranquila e confortável.
Para quem quer ir mais longe ainda, no mercado existem diversos planejadores financeiros, que prestam consultorias para pessoas interessadas em fazer um plano de vida. Esses especialistas são certificados pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros – IBCPF.
Um planejador financeiro atua como um consultor, que avalia os objetivos, expectativas e as suas necessidades visando desenvolver, apresentar e executar estratégias de planejamento financeiro adequadas ao seu perfil. Com certeza essa pode ser uma solução para quem quer traçar um plano de vida, mas não é muito bem organizado. A consultoria de um planejador pode mudar a sua vida.
Mais informações podem ser adquiridas no portal www.ibcpf.org.br