novembro 30, 2011

Como comprar com segurança pela internet

É comum que aconteça nesta época do ano uma enxurrada de promoções para compras via web. Nesta semana várias lojas de comércio eletrônico ofereceram descontos no que ficou conhecido como “Cyber Monday”.
Como o nome sugere, a “Cyber Monday”  é uma segunda-feira especial, em que os varejistas oferecem megaliquidações on-line.
Promoções desse tipo mostram de maneira clara que a internet ganha cada vez mais força, facilitando a vida dos consumidores -- basta um computador e uma conexão para fazer compras e resolver muitas pendências do cotidiano, como o pagamento de uma conta, acesso a serviços bancários, falar com pessoas distantes etc. Por outro lado, a internet às vezes não é um ambiente totalmente seguro. Por isso, listamos algumas dicas para você fazer uma compra segura pela internet:
1. Procure comprar em lojas previamente conhecidas ou nas indicadas por amigos e parentes.
2. Pesquise sobre a idoneidade da loja em órgãos de defesa do consumidor e em sites de avaliação e comparação de preços nos quais outros usuários analisam os serviços das lojas e fazem seus comentários sobre a empresa.
3. Faça contato telefônico com a loja e verifique se ela tem endereço, telefone fixo ou filial física.
4. Antes de comprar, leia a política de privacidade da empresa. Fique atento às formas de pagamento disponíveis, ao prazo de entrega e à política de troca e devolução de produtos.
5. Prefira empresas que aceitem plataformas de pagamento garantido via Internet (ex. Pagamento Digital) ou cartão de crédito de administradoras/bandeiras renomadas, pois essas lojas já foram previamente avaliadas pelas administradoras dos cartões. Procure não fazer pagamentos em boletos ou depósitos bancários.
6. Verifique se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos, número do cartão de crédito, – geralmente essas páginas são iniciadas por https:// - e o cadeado ativado (ícone amarelo em uma das extremidades da página).
7. Desconfie de ofertas milagrosas e ganhos fora do comum principalmente de produtos eletrônicos e informática, pois podem ser produtos falsificados, roubados ou a empresa pode estar sonegando impostos. Pior: você pode estar sendo vítima de um estelionatário.
8. Salve ou imprima todos os passos da compra, inclusive e-mails de confirmação.
Fonte E-bit

Planeje sua ceia de Natal


A ceia é uma celebração simbólica que faz parte da programação de muitas famílias no Natal. Se  você resolveu apertar um pouco o seu orçamento para liquidar algumas dividas e não vai poder gastar muito com a ceia natalina, não se preocupe! Saiba que é possível oferecer uma boa ceia aos seus convidados sem gastar muito.
Faça uma lista dos convidados e faça uma estimativa de consumo por cada uma deles. Em seguida comece a pensar no que quer oferecer. Faça uma lista de compras e pesquise nos mais variados supermercados os preços.
Veja as dicas que devem ser consideradas na sua pesquisa:
Aves: o peru pode ser substituído pelo frango. É  bem mais barato e o sabor é parecido.
Frutas: as frutas secas podem ser substituídas pelas frutas frescas da época (maça, pera, abacaxi, pêssego, melancia, manga etc). São leves, saudáveis e mais baratas. Além disso, têm uma bela aparência que contribui muito com a decoração da sua mesa. E você ainda pode aproveitá-las para fazer sobremesas como pavês e mousses.
Bebidas: faça uma pesquisa de preços e avalie qual bebida sai mais em conta.
Pães e bolos: panetones e bolos natalinos podem ser adquiridos antes do Natal. Eles têm prazo de validade estendido e podem ser encontrados mais em conta em meados de novembro, por exemplo.
O mais importante, é explorar a sua criatividade ao elaborar e planejar o cardápio da sua ceia.

novembro 25, 2011

Economize energia e seu dinheiro também


Você pode reduzir a sua conta de luz realizando pequenas mudanças nos hábitos diários e no uso dos aparelhos eletrodomésticos.
Confira aqui algumas dicas para ter sucesso nessa economia, que é importante no seu orçamento doméstico.
Troque suas lâmpadas comuns por florescentes, diminuia pontos de luz e lustres com muitas lâmpadas e opte por ambientes com janelas abertas, aproveitando melhor a luz do dia.
Use o microondas o menor tempo possível e quando estiver fora de uso desligue-o da tomada.
Evite usar forno elétrico.
Só abra a porta da geladeira quando tiver certeza de tudo o que deseja pegar. Cuide do estado da borracha da porta do aparelho -- se apresentar problemas troque-a imediatamente.
Desligue a secadora de roupas. Grande parte da economia que a família precisa fazer depende desse aparelho, que consome cerca de 20% de energia. Aproveite a luz solar.
Reduza o tempo de uso do microcomputador, estimule a leitura de livros ou a conversa. A tela consome muita energia. Desligue quando não estiver usando ou programe para desligar, sempre que não estiver usando.
Aparelhos com imagem digital ou luz (rádio relógio, microondas, aparelho de som, DVD etc.) devem ser desligados quando fora de uso ou quando não há ninguém em casa.
Na medida do possível não use o secador de cabelos, torradeira, ar condicionado, aquecedor, batedeira, estufas, espremedor de frutas e outros eletrodomésticos com resistência.
Substitua o chuveiro elétrico por chuveiro a gás e/ou diminua o tempo dos banhos da família para no máximo cinco minutos.
Ao recolher as roupas secas, dobre-as bem, pois com isso você vai reduzir o consumo de energia no ferro elétrico. Procure passar toda a roupa uma vez por semana ou quando juntar uma grande quantidade.
Cuide de problemas na rede elétrica, como fios desencapados ou com espessura inadequada.
Ao comprar novos aparelhos verifique a potência e o consumo de energia, que devem estar impressos no selo de identificação do produto ou no manual de instruções.


Informações – Procon/AC

novembro 24, 2011

Saiba o que fazer para evitar dores de cabeça na mudança

Mudar pode ser considerado um sinônimo de renovação. Roupas novas, carro novo ou uma casa nova, sem dúvida, são boas injeções de ânimo. Mas também é verdade que a mudança de uma residência é sinônimo de estresse, confusão e cansaço num primeiro momento.
Muitas pessoas odeiam a ideia de mudança, por causa de alguns transtornos que acabam ocorrendo desde o momento em que se inicia o processo de embalagem dos móveis, utensílios e aparelhos até a fase de adaptação à casa nova.  
Veja abaixo as principais dicas para realizar uma boa mudança de residência e evitar dores de cabeça: 
Antes de contratar a transportadora faça uma pesquisa de preços e procure pedir referências aos seus amigos e familiares que já utilizaram esse tipo de  serviço de transporte; 
Exija um orçamento prévio sobre os serviços que pretende contratar e faça uma comparação com outras transportadoras; 
Solicite uma vistoria prévia da mudança. A empresa contratada deve enviar um representante para listar todos os bens materiais que serão transportados e definir o preço e o modo de transporte. Este serviço evita a cobrança de taxa por serviços extra de transporte. A vistoria é gratuita; 
Procure saber sobre as especificações do veículo que irá fazer o transporte do seu patrimônio. Essa é uma precaução importante para garantir a integridade dos seus bens. Alguns veículos podem não ter o tamanho adequado para transportar um móvel, por exemplo; 
Verifique a qualidade das embalagens oferecidas pela transportadora. Considere que as embalagens devem oferecer segurança aos bens e evitar acidentes;
Exija dos funcionários da transportadora a identificação. Ela pode ser feita por crachás e uniformes, por exemplo. 
E o mais importante: o horário da visita deve ser confirmado previamente. 
Essas dicas são importantes para que você faça uma mudança boa e tranquila, evitando risco de golpes e assaltos.

Fonte Procon - SP

novembro 22, 2011

O que você precisa saber sobre contrato de aluguel por temporada

Você está pensando em alugar um imóvel para a temporada de final de ano?
Neste período é comum o aumento do número de pessoas que procuram casas para temporada de verão ou para se hospedarem em grandes capitais enquanto fazem um curso intensivo, por exemplo.
Seja para estudar ou passar férias, a burocracia pode ser um obstáculo em ambas as situações.
Seja qual for o caso, se você está em busca de um apartamento mobiliado para curtir com a sua família ou para estudar durante o período de férias, é importante sempre lembrar: fazer um contrato de locação por temporada é o mesmo que fazer um contrato normal. Fique atento a algumas dicas importantes para o contrato de locação:
- O prazo máximo de locação é de 90 dias;
- Exija sempre uma especificação do tipo de contrato - "por temporada";
- Antes de assinar o contrato faça uma vistoria no imóvel;
- Se o imóvel for mobiliado exija uma descrição no contrato de todos os objetos que estão no apartamento ou na casa (móveis, utensílios e aparelhos eletrônicos) e o estado de conservação deles;
- Guarde todos os comprovantes de pagamentos.

novembro 17, 2011

Contratar uma construtora ou um pedreiro?

Sempre que planejamos fazer uma obra de construção ou reforma temos um firme objetivo: realizar uma obra perfeita!
E a perfeição, nesse caso, pode ser alcançada, quando planejamos e consideramos questões importantes. A mais relevante delas é o lado financeiro, e em segundo lugar está o cronograma da obra.
Equacionados esses dois problemas, chegamos a um questionamento importante:
Contratar uma construtora ou um pedreiro?
As duas alternativas são válidas, a depender do perfil da sua obra. Cada caso é um caso, daí a importância de se planejar. Para quem vai começar a construir uma casa do “zero”, por exemplo, além dos custos e prazo é preciso pensar na segurança da estrutura do imóvel. Nesse caso a construtora pode disponibilizar engenheiros e arquitetos dentro do mesmo contrato, ou seja, a despesa com eles estará incluída no valor do serviço.
Já para quem pretende fazer uma pequena reforma, uma parede, uma churrasqueira, ou fazer a troca de portas e janelas, o problema pode ser resolvido por um bom pedreiro.
O importante é não se esquecer de que cada caso é um caso e que por isso o planejamento da obra é fundamental. E o principal, lembrar sempre: “O barato sai caro”. Às vezes, um bom profissional ou uma boa empresa pode cobrar um pouco mais caro, mas a garantia da entrega compensa esse custo

novembro 11, 2011

Recuperar o nome por menos de R$100,00?

Final de ano chegando e com ele uma chuva de anúncios de consultorias financeiras prometendo recuperar o seu crédito por uma pequena parcela de aproximadamente R$ 60,00.
Você que se sente atraído por esse tipo de proposta já se perguntou: será que é tão fácil assim ter o crédito de volta?
A primeira vista NÃO. É impossível limpar o nome e excluí-lo do cadastro de empresas de cobrança como Serasa e SCPC sem pagar a dívida.
É natural que uma pessoa com restrição no cadastro queira colocar tudo em ordem já pensando nas compras de Natal, investimento do 13º salário, férias e as contas que o inicio do ano nos reserva (IPVA, IPTU, matricula e material escolar). Mas não se iluda com esse tipo de propaganda.
As empresas que oferecem “serviço express” de recuperação do nome, estão querendo tirar proveito de uma situação de fragilidade financeira do consumidor. Cuidado!
É possível SIM ter o crédito de volta a partir do momento que você se dispõe a renegociar a divida e pagar as parcelas em dia.
A melhor coisa a se fazer é a renegociação direta com a empresa que lhe concedeu o crédito. É importante calcular as parcelas que caibam no seu bolso para não ter que deixar de cumprir o seu compromisso. Garantindo a segurança do seu dinheiro e a recuperação do seu nome.

novembro 07, 2011

Compre em novembro para presentear no Natal

Final do ano chegando e com ele vem o 13º salário, as festas, viagens, os presentes. A sua vida financeira está pronta para esses desafios? Listamos dicas que podem ajudá-lo na organização de suas contas.
1º - Analise todas as suas despesas e toda a sua renda. É preciso ter uma ideia clara e verdadeira do quanto terá disponível para gastar.
2º - Organize em uma folha de papel todos os gastos previstos para o final do ano. Evite gastar mais do que tem disponível.
3º - Aproveite o mês de novembro comprar os presentes de Natal. É mais barato!
4º - Evite parcelar as despesas deste período. O início do ano é repleto de novas contas.