outubro 10, 2011

Meu cartão foi clonado. E agora?

É cada vez mais recorrente os casos de consumidores vitimas das quadrilhas especializadas em clonagem de cartões de crédito. Saiba aqui o que fazer nesta situação e como utilizar melhor o seu cartão.

É comum algumas pessoas pagarem a fatura primeiro e identificar o erro depois. 
Se você recebeu a fatura do seu cartão e verificou que ela aponta compras que não foram efetuadas por você, comunique imediatamente a administradora do seu cartão e peça uma verificação para constatar a procedência das compras. Se confirmada a clonagem, solicite o estorno das compras indevidas, faça um boletim de ocorrência para registrar o fato e anote todos os dados que a administradora fornecer, como o número de protocolo, horário e as orientações fornecidas pela operadora. Se o seu cartão tiver um vinculo com uma conta bancária, consulte o seu gerente ou mantenha ele informado dos fatos.

Se esse não é o seu caso, alguns cuidados ajudam evitar este tipo de dor de cabeça. 

- Não assine o verso do seu cartão
- Cuidado ao expor seus dados pessoais na internet, computadores, em pesquisas ou fichas de cadastros.
- Proteja o código de segurança registrado no verso do cartão. Se possível, anote, guarde e apague o número do verso. Este número é solicitado em compras pela internet.
- Utilize sempre o cartão com chip. É mais seguro contra clonagem.

É dever da operadora investigar e solucionar o seu caso. Isso inclui o ressarcimento dos valores cobrados pelas compras indevidas. Esse direito é protegido por lei.

Atenção na hora das compras e na fatura!

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